Audição

Audição

O mundo o está chamando de volta

A capacidade de ouvir é uma parte tão importante da nossa vida e a maioria das pessoas nem se dá conta dela. Ouvir é um dom, mas nós o valorizamos como deveríamos? A perda auditiva é a deficiência mais comum em todo o mundo. Sua correção pode resultar em uma melhora significativa da qualidade de vida.

Nesta seção, você pode absorver um conhecimento mais profundo da audição, da diminuição dacapacidade auditiva e de questões correlacionadas.
Os benefícios de se ouvir bem em ambas orelhas

Porque temos duas orelhas?

Nossas duas orelhas agem como um tipo de estação de recepção do cérebro. Uma orelha está direcionada para a esquerda e a outra para a direita. Quando as orelhas captam o som, o cérebro calcula de que ângulo veio o som. O cérebro tem esta capacidade pois a orelha mais próxima do som o recebe micro-segundos antes da outra orelha.

Por exemplo, o som de um caminhão se aproximando: o ouvido mais próximo recebe o som um pouquinho antes que o outro, e levemente mais alto. Usando as informações acústicas processadas com precisão, de cada ouvido, o cérebro consegue calcular a direção de aproximação do caminhão, além de “sabermos” também a mais ou menos que distância o caminhão se encontra.

Com apenas uma orelha funcionando adequadamente, a origem do som não pode ser determinada. O mais importante é que a qualidade do som é melhor quando se ouve dos dois lados. A fala recebida somente por uma orelha parece abafada e sem suas nuances mais ricas. Na maioria dos casos, dois aparelhos auditivos devem ser adaptados nas pessoas que têm perda dos dois lados.

Algumas vantagens do funcionamento adequado dos dois ouvidos:

  • excelentes habilidades de localização do som;
  • compreensão da fala mais fácil em situações com a presença de ruído;
  • melhor qualidade sonora;
  • percepção apurada de intensidade.

Função e disfunção da orelha

orelha é um órgão muito complexo formado por três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna. A perda auditiva pode resultar da lesão de qualquer uma das três porções. A perda auditiva que é causada por um problema na orelha média ou externa é chamada de perda condutiva.

Da orelha interna, o nervo auditivo transmite a informação para o cérebro. A perda auditiva causada por lesão de orelha interna é chamada de perda auditiva neurossensorial. A combinação de perda condutiva e neurossensorial é conhecida como perda auditiva mista.

Para se ter um melhor entendimento sobre a perda auditiva, é importante que se conheça asfunções do ouvido.

 

partes-orelha



orelha externa

a) Orelha Externa

A orelha externa inclui pavilhão, meato acústico e membrana timpânica. Essas estruturas trazem o som do ambiente para a orelha média. O pavilhão auricular ajuda a reunir as ondas sonoras e o meato acústico as dirige até o tímpano.

 

orelhamediab) Orelha Média

A orelha média é uma cavidade preenchida por ar que contém os menores ossos do corpo humano – martelo, bigorna e estribo, que estão conectados ao tímpano e à orelha interna. A tuba auditiva mantém a pressão aérea na orelha média no mesmo nível que do ambiente ao nosso redor.

 

orelhainternac) Orelha Interna

Na orelha interna, o som é processado pela cóclea, ao passo que as informações que afetam o equilíbrio são processadas pelos canais semicirculares. Há minúsculas células ciliadas em toda a extensão da cóclea que é preenchida por líquido. Quando o líquido na cóclea é deslocado pelas ondas sonoras, as células ciliadas se curvam. Este processo dispara uma reação química que transmite a mensagem para a área do cérebro responsável por processar e interpretar o que ouvimos.

1 comentário

  1. fabiana almeida
    25/06/2013 - 10:59 pm

    oie eu precido meu ouvido otorrino

DEIXE SEU COMENTÁRIO

*
*